10 Melhores Locais para Mergulho nas Maldivas

Tempo de leitura: 10 minutos

Mergulho Ilhas Maldivas - 10 Melhores Locais para Mergulho nas Maldivas

As águas quentes de cor esmeralda das Maldivas são um ótimo lugar para encontrar arraias, tubarões-baleia e uma rica variedade de peixes tropicais.

Existe um local de mergulho perfeito para todos os interesses e habilidades. Os canais e pináculos (kandus e thilas no idioma local) suportam correntes pesadas e recifes de corais protegidos entre essas 1.200 ilhas.

É possível mergulhar nas Maldivas o ano todo, mas, para as condições mais agradáveis, é recomendável viajar entre dezembro e maio.

Estes meses representam as monções do nordeste, quando as correntes favorecem uma excelente visibilidade e diversidade de espécies nos atóis.

Abaixo, listamos os 10 melhores locais para mergulho nas Ilhas Maldivas!

1. Maaya Thila, Atol Ari do Norte

Seja durante o dia ou a noite, Maaya Thila está entre os melhores locais de mergulho nas Maldivas.

Esse pináculo, que começa em 6 metros e alcança 30 metros, é o lar de dezenas de tubarões-ponta-branca, uma variedade de arraias, tubarões gigantes, barracudas e tubarões-baleias.

Começe a planejar hoje a sua viagem econômica para as Maldivas! Clique aqui.

Mas o verdadeiro show começa após o pôr-do-sol – o mergulho noturno é emocionante!

  • Tipo de Mergulho: Pináculo / Noite.
  • Nível Recomendado: Intermediário a avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarão–ponta–branca.
  • Centros de Mergulho Próximos: Kuramathi Island,  Ukulhas,  Constance Halaveli, Maayafushi Island,  Bathala,  Bodufolhudhoo,  Nika Island.

2. Nassimo Thila, Atol Male do Norte

Nassimo Thila possui vários pináculos espalhados aleatoriamente a alguns metros do recife principal, formações rochosas impressionantes, vida abundante de peixes, cavernas e tudo que se deseja para um mergulho emocionante.

Seu topo têm entre 10 e 15 metros e uma forma ligeiramente oval. A força total das correntes atinge esses pináculos e os corais moles são abundantes.

Corais, barracudas e tubarões-ponta-branca são vistos aqui. Os tetos das longas saliências e cavernas no recife principal são cobertos com corais moles azuis e amarelos.

  • Tipos de Mergulho: Pináculo e Mergulho à deriva.
  • Nível Recomendado: Médio à Avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarões-ponta-branca.
  • Centros de Mergulho Próximos: Gili Lankanfushi, Kurumba, Sheraton Maldives Full Moon, Bandos Maldives.

3. Kandooma Thila, Atol Malé do Sul

Essa ilha subaquática tem aproximadamente 300 metros de comprimento e, portanto, não é fácil circular em um único mergulho.

A maioria dos mergulhadores preferem se concentrar nos lados oeste e norte, onde você encontrará o Jack’s Corner – uma caverna a 23 metros coberta por corais moles.

A corrente varia de médio a muito forte e atrai tubarões cinzentos de corais, arraias águia manchada e grandes cardumes de peixes.

Peixes maiores de recife também podem ser observados. O atum grande, o gigantesco trevally (Xaréu), bem como muitas arraias águia, provavelmente subirão na corrente com você.

Ao redor da ilha, vários outros afloramentos de rocha permitem avistar tartarugas verdes cochilando ou procurando comida.

  • Tipo de Mergulho: Parede / Caverna.
  • Nível Recomendado: Intermediário.
  • Animal em Destaque: Tubarões, Arraias Águia Manchada e Tartarugas marinhas verdes.
  • Centros de Mergulho Próximos: COMO Cocoa Island, Holiday Inn Kandooma Resort, Biyadhoo Island Resort e OZEN by Atmosphere.

4. Chaaya Reef Ellaidhoo, Atol Ari do Norte

O recife de Ellaidhoo é mundialmente conhecido por sua beleza entre os mergulhadores e, portanto, é um verdadeiro Eldorado para os praticantes de snorkel.

Não importa se você coloca um cilindro de mergulho pela primeira vez ou se é um mergulhador experiente e viajado – você ficará surpreso com a beleza deslumbrante do recife da casa! 

Com 1.600 metros de comprimento, o recife percorre toda a ilha e possui um naufrágio a 15 metros de distância do pier, porém correntes fortes são recorrentes e os hóspedes precisam estar cientes.

O Chaaya Reef tem uma queda consistente, bons corais e uma vida marinha incrível. Arraias, tubarões e até tubarões-baleia são vistos com frequência perto da ilha.

  • Tipos de Mergulho: Recife doméstico.
  • Nível Recomendado: Iniciante ao avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarões baleia.
  • Centros de Mergulho Próximos: Ellaidhoo Maldives by Cinnamon.

5. Hanifaru Bay, Atol Baa

Com uma alta biodiversidade marinha, a única reserva de biosfera nas Maldivas, o Atol Baa, abriga abundância em vida marinha e um mundo subaquático de impressionante beleza.

Este é o melhor lugar para ver os tubarões-baleia e suas mamães juntos! O plâncton floresce dentro da baía de julho a novembro e atrai os gigantes gentis para a alimentação.

Às vezes, existem de seis a oito tubarões-baleia, juntamente com centenas de grupos de arraias.

O recife na Baía de Hanifaru se assemelha a um funil com cerca de 1.300 metros. A parte interna estreita do funil possui cerca de 600 metros e é aí onde os tubarões-baleia e arraias são mais comuns.

A temporada do tubarão-baleia é de maio a novembro. Nesse período, os plânctons ficam presos no recife e a qualquer momento, pode haver mais de cem arraias e vários tubarões-baleia se alimentando.

  • Tipos de Mergulho: Snorkeling.
  • Nível Recomendado: Iniciante ao avançado.
  • Animal em Destaque: Arraias e tubarões-baleia.
  • Centros de Mergulho Próximos: Anantara Kihavah, Kihaa Maldives, Dharavandhoo e Maalhos.

6. Maamigili Beru Reef, Atol Ari do Sul

Outro lugar incrível nas Maldivas para encontrar tubarões-baleia é o Maamigili Beru Reef

As ilhas Maldivas são um dos melhores lugares do mundo para mergulho com a espécie, e o melhor local para encontrar esses peixes enormes é o atol Ari do Sul, os tubarões-baleia são o destaque de qualquer visita ao atol.

O atol possui um platô de 5 a 10 metros de profundidade, o que facilita a localização desses gigantes que rodeiam regularmente as águas turquesa.

É recomendado que se faça uma excursão de mergulho ou snorkel através de seu resort para facilitar encontrar os tubarões e outros animais marinhos incríveis, afinal, os guias sabem onde os animais foram vistos recentemente e isso aumenta as chances vê-los.

  • Tipos de Mergulho: Recife raso.
  • Nível Recomendado: Iniciante ao avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarões-baleia.
  • Centros de Mergulho Próximos: Sun Island Resort, LUX * South Ari Atol, Maamigili, Amaya Resorts & Spa Kuda Rah, Vakarufalhi Resort, Centara Grand Island Resort & Spa, Maafushivaru Maldives, Conrad Maldivas Rangali Island, Mirihi Island e Angaga Island.

7. Fuvahmulah, Atol Gnaviyani

Fuvahmulah, localizado no extremo sul das Maldivas, promete um mergulho único.

A ilha mede 4,5 km de comprimento e 1,2 km de largura, com um recife submerso (Rashikedefaro) que se estende cerca de três quilômetros a sudeste.

Fuvahmulah é uma rocha no meio do oceano, que desempenha o papel de uma enorme estação de limpeza e também é o local de acasalamento de grandes espécies como a arraia jamanta, o peixe-lua (Mola Mola) e a baleia-piloto.

O local têm a melhor variedade de espécies de tubarões que podem ser vistos durante todo o ano: tubarões-tigre, tubarões-debulhadora, cabeças de martelo, ponta-de-prata, tubarão-baleia, recife cinzento e ponta-branca.

Grandes barracudas, atum-amarelo, bonitos, veleiros, marlins e milhões de peixes cercam o recife diariamente.

Mas uma das principais características que torna Fuvahmulah incrivelmente atraente é o tubarão-tigre.

Os tubarões-tigre estão rodeados pela ilha e limpam diariamente os resíduos produzidos pelo mercado de peixes local.

Mergulhar com os tubarões-tigre é possível todos os dias e não depende das monções.

Os guias de mergulho experientes conduzem esse mergulho seguindo todos os requisitos de segurança necessários.

  • Tipos de Mergulho: Recife.
  • Nível Recomendado: Médio a Avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarões-tigre, tubarões-martelo e tubarões-baleia.
  • Centros de Mergulho Próximos: Fuvahmulah.

8. Miyaru Kandu, Atol Vaavu

Miyaru Kandu, um dos pontos de mergulho mais famosos no atol Felidhoo, é um ótimo lugar para observar a vida marinha das Maldivas.

Este pode ser o melhor lugar em todas as Maldivas para enfrentar um tubarão-martelo. De fato, “Miyaru” significa tubarão no idioma local.

Durante as monções do nordeste, uma forte corrente atrai espécies para o canal.

Com o recife à direita, você verá tubarões, arraias e atuns dente de cachorro.

A forte corrente, que normalmente é encontrada neste “kandu“, é a principal razão pela qual a vida marinha é tão rica e fascinante!

  • Tipo de Mergulho: Deriva.
  • Nível Recomendado: Avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarões-cinzento e tubarões-martelo.
  • Centros de Mergulho Próximos: Cinnamon Velifushi Maldives, Keyodhoo e Thinadhoo.

9. Embudhoo Express, Atol Malé do Sul

O Embudhoo Express fica no Embudhoo Channel e é outra área marinha protegida.

Neste local, as correntes são consideradas realmente fortes e ele é conhecido por ser um dos melhores pontos de mergulho à deriva.

O canto sul do canal é onde o Recife de Corais é visto e existem muitas pequenas cavernas com algumas longas saliências. 

O Embudhoo é um ótimo local de mergulho principalmente devido à sua localização e ao vasto fluxo de água gerado pelas correntes.

Os tipos de vida marinha que podem ser vistos são os tubarões cinzentos, robalos, atuns e arraias.

  • Tipos de Mergulho: Mergulho à deriva.
  • Nível Recomendado: Intermediário e avançado.
  • Animal em Destaque: Tubarões de recife e arraias.
  • Centros de Mergulho Próximos: Taj Exotica e Embudu Village.

10. HP Reef, Atol Malé do Norte

O Recife HP ou Recife Arco-Íris, é mais uma área marinha protegida e é um dos locais de mergulho mais conhecidos e bonitos do país.

O local fica perto da ilha de Himmafushi e está no canal chamado “Himmafushi Kandu“.

O local é completamente cheio de recifes e fendas com um exterior que varia de 15 a 24 metros, onde está localizada uma grande caverna.

Corais moles crescem em abundância nos afloramentos do recife devido às fortes correntes que chegam.

O Recife HP possui uma formação incrível em termos de afloramentos, cavernas e fendas, é fácil de encontrar Trevallys (Xaréu), barracudas, atuns e corredores arco-íris com milhões de corais coloridos.

Às vezes, os grupos de arraias jamanta acompanham os mergulhadores em busca de plâncton, e os tubarões cinzentos geralmente também estão por perto.

As correntes aqui podem ser fortes e, se a bandeira vermelha estiver no píer, significa que o mergulho está proibido temporariamente.

  • Tipos de Mergulho: Mergulho à deriva e caverna.
  • Nível Recomendado: Intermediário e avançado.
  • Animais em Destaque: Tubarões e arraias.
  • Centros de Mergulho Próximos: Himmafushi, Canela Dhonveli, Gili Lankanfushi, Four Seasons Resort Maldives em Kuda Huraa e Adaaran Prestige Ocean Vilas.
BP atualizado 09 06 2 - 10 Melhores Locais para Mergulho nas Maldivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *